O que é a arteriosclerose e como tratá-la?
Arteriosclerose é uma doença que leva ao endurecimento, estenose (estreitamento) e fraqueza muscular das artérias de pequeno e médio calibres, tais como aorta, coronárias, cerebrais e periféricas. Tem predominância em homens e idosos, além de considerável incidência nas mulheres pós-menopausa.
É classificada em três tipos:
1) senil, quando há alterações das fibras elásticas, de forma a provocar perda de elasticidade e aumento da pressão arterial;
2) a arteriosclerose de Monckeberg, caracterizada por necrose e calcificação da camada média muscular cardíaca;
3) aterosclerose, que pode levar à oclusão (obstrução) dos vasos e ocorre em cerca de 10% da população brasileira acima dos 50 anos.
O diagnóstico é feito por meio de exame físico com palpação do pulso arterial e exames laboratoriais. A melhor forma de combate é a prevenção, que pode ser alcançada com a prática de melhores hábitos de vida, como não fumar, ter uma dieta alimentar equilibrada e fazer exercícios físicos regularmente. O Hospital Santa Lúcia conta com uma equipe médica capacitada e experiente, além de uma estrutura hospitalar de ponta apta a atender e tratar a arteriosclerose nos seus diferentes graus de desenvolvimento.
Dr. Eduardo José Alves Nogueira – CRM/DF 9736
Cardiologista
Todos os domingos na Revista do Correio Braziliense temos um espaço para você, leitor, tirar dúvidas sobre alguma especialidade médica. Envie sua pergunta para comunicacao@santalucia.com.br e participe de nossa coluna.