Voltar
Compartilhe:
23 de February de 2022

Informações sobre Pneumonia

Hora de falar sobre pneumonia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a doença é a infecção que mais mata no mundo, afetando principalmente crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.

A boa notícia é que nas últimas décadas o Brasil tem observado uma diminuição nas suas taxas de mortalidade. Parte deste quadro se deve pela mudança de vários aspectos relacionados à Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) – aquela que ocorre fora do ambiente hospitalar.

Em 2018, a SBPT propôs mudanças que vão desde os exames diagnósticos, até o tratamento e prevenção. “Com relação ao tratamento, foram feitas revisões acerca dos microorganismos que mais causam PAC”, comenta o pneumologista Jefferson Fontinele. “Ainda estudamos o principal causador da pneumonia no Brasil e no mundo, a bactéria conhecida como Pneumococo, mas há outros tipos a serem considerados, o que justifica o uso de antibióticos guiados para esta e outras bactérias potenciais causadoras de infecções respiratórias”, completa.

Quando falamos em prevenção, podemos adotar novos hábitos baseados nas experiências dos últimos meses. “A pandemia do #coronavírus nos ensinou que o uso de máscaras e a limpeza das mãos também são de grande ajuda para prevenir infecções respiratórias. Também é muito importante o uso de vacinas contra determinados agentes potenciais causadores deste tipo de infecção”, ressalta o Dr. Jefferson.

A imunização contra a influenza (vírus da gripe) e Pneumococo tem impacto comprovado na redução das taxas de infecções respiratórias no mundo, mas sua recomendação deve obedecer aos protocolos do Ministério da Saúde para ser mais eficaz, sendo indicadas principalmente para os grupos de risco.

As diretrizes recomendam também que o paciente sempre procure um médico para avaliação personalizada e tratamento apropriado e oportuno ao seu problema. Para isso, o Hospital Santa Lúcia está à sua disposição. Acesse www.santalucia.com.br, ligue (61) 3445-0000 ou baixe o APP Santa Lúcia.