Visitas

A visita é um momento muito importante na recuperação dos pacientes. O contato com amigos e familiares promove um conforto emocional que contribui para o sucesso do tratamento. Mas, apesar da constante necessidade de atenção e carinho, o repouso e a tranquilidade são essenciais para o restabelecimento da saúde do paciente. Por isso, as visitações devem obedecer a parâmetros que garantam a rápida recuperação e a segurança do internado e a busca pela eficácia dos procedimentos médicos.

Para segurança de todos, os visitantes devem, obrigatoriamente, se identificar na Recepção de Identificação apresentando documento oficial com foto. Neste momento, é fornecida uma etiqueta de identificação, que deve ser utilizada em local visível pelo visitante enquanto permanecer nas dependências do hospital.

Por motivo de segurança, são admitidos o máximo de três visitantes por dia para Unidade de Terapia Intensiva (UTI Adulto), autorizados a partir de 16 anos de idade.

Na Unidade de Internação Clínica, Maternidade e Pediatria são autorizados o máximo de quatro visitantes por vez. Neste caso, os visitantes autorizados devem ter a partir de 12 anos de idade. Caso seja menor de 12 anos, o responsável pelo menor deverá assinar um termo de responsabilidade no ato da identificação.

Obs. Menores de 12 anos de idade devem ser identificados com a apresentação da certidão de nascimento ou outro documento que o identifique.

Normas de visita

Antes da entrada e da saída nos setores, o visitante deverá higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel. Quando solicitado, usar roupas de proteção. É importante ainda que não sentar no leito do paciente, não portar ou consumir alimentos dentro dos apartamentos e nem manter arranjos florais.

Para o bem-estar do paciente, nas áreas de internação é proibido falar em voz alta, gritar e usar aparelhos eletrônicos que provoquem ruídos. Além disso, não é permitida a entrada em outros leitos.

Qualquer problema com os equipamentos médicos deve ser informado imediatamente ao posto de enfermagem. É proibida a alteração de regulagens de aparelhos, soros, cateteres, sondas e tiras de contenção, devido a possíveis riscos ao paciente.

Nas UTIs, é vedado o uso de dispositivos eletrônicos, câmeras fotográficas, mp3 e celulares, além da colocação de qualquer tipo de objeto pessoal sobre o leito. Não é permitida a entrada em outros leitos.

Quando houver intercorrência do paciente visitado ou de pacientes próximos ao seu leito, os visitantes serão convidados a aguardar na entrada da unidade. Quando intercorrências ocorrerem antes do horário de visita, os visitantes serão orientados sobre o tempo previsto para liberação.

A exclusivo critério do médico, as visitas poderão ser limitadas, restritas ou até mesmo suspensas. Também poderão ocorrer modificação do horário das visitas sem prévio aviso.

Horários de visitas

O Hospital Santa Lúcia Sul disponibiliza maior tempo para amigos e familiares na visitação. Tudo para favorecer uma melhor recuperação ao paciente. As visitas podem sofrer alterações sem aviso prévio, caso seja necessário.

Internação e Maternidade

Diariamente das 14h às 18h. As visitas aos pacientes em UTI variam de acordo com a ala e o leito onde o internado se encontra.

UTI Neonatal

De 08:00 às 23:00 para os pais;
1 visita por dia, exceto as quartas-feira, de 17:00 às 17:30;
Quarta-feira visita do irmãozinho acompanhado pela psicóloga de 16h às 17h.

UTI Pediátrica

De segunda a quinta-feira, 1 visita por dia, de 17h às 17h;
Sábado e domingo, 1 visita por dia, de 17:00 às 17:30;
Sexta-feira visita do irmãozinho acompanhado pela psicóloga de 16h às 17h.

UTI Adulto

UTI C 3, das 14h às 15h
UTI C 2, das 15h30 às 16h
UTI C1, das 17h às 18h
UTI B, das 17 às 18h

Acompanhante

É permitida a entrada de um acompanhante por paciente para cada apartamento e a troca realizada das 7 às 20h, sendo uma troca pela manhã, uma à tarde e uma à noite.

Sua permanência poderá ser restringida pelo médico, sempre no interesse da assistência prestada ao paciente. Nos leitos de enfermaria (acomodações semi-privativas) não é permitida a permanência de acompanhante.

Aviso: Fumantes

É terminantemente proibido fumar nas dependências do Hospital Santa Lúcia. O cigarro é nocivo tanto para quem está em plena saúde quanto para o paciente que se encontra internado.

De acordo com a lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996, é proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em espaço coletivo, privado ou público.

Incluem-se nas disposições desse artigo as repartições públicas, os hospitais, as salas de aula, as bibliotecas, os recintos de trabalho coletivo e as salas de teatro e cinema.