Centro de Medicina Fetal e Gestão de Alto Risco - Unidade Sul
O sonho de ter um bebê em um ambiente totalmente seguro, equipado com tecnologia de ponta e profissionais sensíveis e altamente qualificados virou realidade em Brasília com a inauguração do Centro de Medicina Fetal e de Gestação de Alto Risco do Hospital Santa Lúcia Sul.
O espaço ocupa todo o segundo andar da Ala Premium e é especializado em média e alta complexidades, contando com UTIs Neonatal e Pediátrica adaptadas para procedimentos de urgência e cirurgias 24 horas, além de um time médico multidisciplinar formada por especialistas renomados, alguns com anos de atuação no Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB) – referência na atenção integral à saúde da mulher e da criança no Distrito Federal.
Pediatras, neonatologistas, cirurgiões pediátricos, enfermeiros especializados, psicólogos e nutricionistas monitoram o bebê e a mãe durante toda a estadia no centro médico. Procedimentos complexos, como cirurgias intrauterinas em feto, que são feitas em pouquíssimos locais no mundo, serão realizados no novo centro.
Diferenciais da Assistência Hospitalar
- Um andar totalmente reservado para a mulher gestante e o bebê;
- UTI Neonatal e Pediátrica com diferenciais de segurança e acolhimento como boxes individuais, sala de cirurgia própria e incubadora dueto, que se transforma em berço e evita a necessidade de retirar o bebê;
- Equipe multidisciplinar com destaque para médicos com excelência na atuação em gestação de alto risco, tratamentos intrauterinos e assistência especializada ao bebê.
Diferenciais da Hotelaria Hospitalar
- Quartos amplos com design diferenciado;
- Apoio de concierge;
- Menu elaborado por chef.
Banco de Leite
O leite materno coletado pelo Hospital é submetido à pasteurização e testes de qualidade para ser usado na alimentação de bebês prematuros e enfermos. Toda mulher saudável, com excesso de leite e que não esteja usando medicamentos pode ser uma doadora. O leite materno é valioso e pode salvar vidas.
O Banco de Leite é certificado Padrão Ouro, funciona todos os dias, das 7h às 19h, e atende pelo telefone (61) 3445.0319. Além da coleta e de informações sobre doação, oferece orientações sobre amamentação e ajuda para quem enfrenta dificuldades no início do processo.
Segurança no Atendimento
A segurança do bebê é prioridade para o Hospital Santa Lúcia. No momento do nascimento, ele é identificado com duas pulseiras, contendo o nome da mãe, o atendimento da internação e o convênio.
Uma pulseira é colocada no braço e outra no tornozelo do recém-nascido. A mãe recebe duas pulseiras, uma em cada braço. As câmeras do circuito interno permitem a visualização do bebê em todo seu transporte pelo hospital e o monitoramento é feito 24 horas por dia.