Visitas
ORIENTAÇÃO SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS
Com a evolução da COVID-19 (doença causada pelo novo Coronavírus) no país, estamos tomando atitudes que visem diminuir a exposição de pacientes e dos seus acompanhantes ao novo Coronavírus.
Desta forma orientamos que visitas aos pacientes internados nos andares e UTI seguirá o seguinte protocolo:
- Limitado a uma pessoa, sendo sugerido pessoa abaixo de 60 anos;
- Não serão permitidas visitas caso o visitante ou acompanhante apresente:
– Sinais de infecções de vias aéreas (febre, coriza, tosse);
– Relato viagem para o exterior ou a áreas de propagação comunitária do novo Coronavírus nos últimos 14 dias;
– Contato próximo de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 nos últimos 14 dias. - O uso de máscaras é obrigatório para todos os visitantes e acompanhantes.
Estaremos verificando a temperatura dos visitantes e acompanhantes durante o registro de sua visita.
Ressaltamos que esta medida busca única e exclusivamente proteger os pacientes desta doença (COVID-19) que está em ascensão no nosso país.
A visita é um momento muito importante na recuperação dos pacientes. O contato com amigos e familiares promove um conforto emocional que contribui para o sucesso do tratamento. Mas, apesar da constante necessidade de atenção e carinho, o repouso e a tranquilidade são essenciais para o restabelecimento da saúde do paciente. Por isso, as visitações devem obedecer a parâmetros que garantam a rápida recuperação e a segurança do internado e a busca pela eficácia dos procedimentos médicos.
Para segurança de todos, os visitantes devem se identificar na Recepção de Visitantes, apresentando documento oficial com foto. A etiqueta de identificação será fornecida pela recepção e deverá ser usada em local visível.
As visitas são de até quatro pessoas por dia, com tolerância máxima de dois visitantes por vez. A idade mínima para visitação é de 12 anos. Para áreas restritas como as Unidades de Terapia Intensiva, ela é de 15 anos.
Para que as visitas sejam proveitosas e seguras, é necessário seguir algumas normas gerais de postura.
Normas de Visita
- Antes da entrada e da saída nos setores, o visitante deverá higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel. Quando solicitado, usar roupas de proteção.
- Não sentar no leito do paciente.
- Não portar ou consumir alimentos dentro dos apartamentos e nem manter arranjos florais.
- Para o bem-estar do paciente, fica estabelecido que nas áreas de internação seja proibido falar em voz alta, gritar e usar aparelhos eletrônicos que provoquem ruídos.
- Não é permitida a entrada do visitante em outros leitos.
- Informamos que não é permitida a entrada de alimentos no apartamentos, devido ao risco de contaminação de bactéria no leito.
- Não é permitida a entrada de flores com terra, pois elas podem contaminar o ambiente e proliferar insetos;
- Qualquer problema com os equipamentos médicos deverá ser informado imediatamente ao posto de enfermagem. É proibida a alteração de regulagens de aparelhos, soros, cateteres, sondas e tiras de contenção, devido a possíveis riscos ao paciente.
- Nas UTIs, é vedado o uso de dispositivos eletrônicos, câmeras fotográficas, mp3 e celulares, além da colocação de qualquer tipo de objeto pessoal sobre o leito do paciente.
- Quando houver intercorrência do paciente visitado ou de pacientes próximos ao seu leito, os visitantes serão convidados a aguardar na entrada da unidade.
- Quando intercorrências ocorrerem antes do horário de visita, os visitantes serão orientados sobre o tempo previsto para liberação.
- A exclusivo critério do médico, as visitas poderão ser limitadas, restritas ou até mesmo suspensas. Poderá ocorrer modificação do horário das visitas sem prévio aviso.
Horários de Visitas
O Hospital Maria Auxiliadora disponibiliza maior tempo para amigos e familiares na visitação. Tudo para favorecer uma melhor recuperação ao paciente.
As visitas podem sofrer alterações sem aviso prévio, caso seja necessário.
Apartamentos e Enfermarias
- Diariamente, das 11h às 20h;
- UTI* A e C: das 16h às 17h;
- UTI* B e D: das 15h às 16h.
OBS: As visitas a UTI são permitidas apenas para maiores de 14 anos, mediante apresentação da documentação do menor.
Acompanhante
- É autorizado somente um acompanhante por apartamento (exceto pediatria e liberação médica). Sua permanência poderá ser restringida pelo médico, sempre no interesse da assistência prestada ao paciente;
- Serão permitidas até 3 (três) trocas diárias de acompanhantes nos períodos manhã, tarde e noite, sendo o acompanhante obrigatoriamente maior de 18 anos;
- Nos leitos de enfermaria (acomodações semiprivativas) não é permitida a permanência de acompanhante.
Maternidade
- É permitida a visita dos avós ao paciente em apartamento a partir do momento em que parturiente estiver no quarto;
- Não dispomos de sala de espera no Centro Obstétrico;
- Crianças somente dentro do horário de visita, mediante apresentação da documentação do menor.
Aviso para Fumantes
É terminantemente proibido fumar nas dependências do Hospital Maria Auxiliadora. O cigarro é nocivo tanto para quem está em plena saúde quanto para o paciente que se encontra internado.
De acordo com a lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996, é proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em espaço coletivo, privado ou público. Incluem-se nas disposições desse artigo as repartições públicas, os hospitais, as salas de aula, as bibliotecas, os recintos de trabalho coletivo e as salas de teatro e cinema.