Banco de Sangue
Doar sangue é um ato altruísta! Um gesto simples e responsável por salvar muitas vidas.
Contar com uma estrutura completa que permite a realização da coleta e processamento de sangue é fundamental para oferecer o melhor atendimento a pacientes e doadores.
Por isso, a gestão da rotina hemoterápica nos hospitais do Grupo Santa é realizada pelo Grupo GSH. Com mais de 40 anos de solidez e credibilidade, somos a maior rede especializada em hemoterapia de alta complexidade do País.
Com expertise acreditada em nível máximo de excelência, o GSH Banco de Sangue de Brasília conta com estrutura projetada para o melhor acolhimento de doadores e laboratório de referência próprio, especializado em imuno-hematologia e garante a segurança necessária ao suporte hemoterápico dos nossos parceiros.
Certificações e reconhecimento
A unidade de Banco de Sangue do Grupo GSH, localizada em Brasília, possui certificação QMentum Internacional Diamante – programa que utiliza critérios globais de validação e cujo objetivo é orientar e monitorar os padrões de alta performance em qualidade e segurança. Somado a esta certificação, o Banco de Sangue de Brasília possui o Certificado COVID FREE, concedido pelo IBES, assegurando que a unidade segue rigorosos protocolos de segurança internacionais para conter a disseminação da doença, pois possui ambientes adequados para receber o público sem risco iminente de contágio.
ONDE DOAR
Banco de Sangue de Brasília – Grupo GSH
SGAS 915 – Asa Sul, 2º Subsolo, 915 Centro Clínico Advance I – Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 12h30.
Tel.: (61) 3011-7531
WhatsApp: (61) 99632-3648
Requisitos para Doação de Sangue
Seja um doador e transforme a vida de quem precisa! Conheça os requisitos básicos para a doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;
- Não ter tido Doença de Chagas ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Não ter diabetes em uso de insulina;
- Aguardar 48h para doar, caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.
❗ Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
Critérios específicos para o CORONAVÍRUS:
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;
- Aguardar 48h para doar, caso tenham tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenham tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen;
- Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 14 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;
- Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;
- Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias, após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação).