Você sabe o que é Capacidade Intrienseca (CI)?
Você sabe o que é Capacidade Intrínseca (CI)? O conceito, proposto em 2015 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem a ver com o envelhecimento saudável. De acordo com a entidade, a CI é “o resultado da soma e da interação das capacidades físicas e mentais do indivíduo e suas interações com os fatores ambientais relevantes”.
Em outras palavras, o termo se refere a cinco fatores-chave elencados como essenciais para o sucesso do envelhecimento: locomoção, vitalidade (energia e equilíbrio), cognitivo, psicológico e sensorial (visão e audição).
Isso porque, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), envelhecer é uma resultante de muitos fatores, não só biológicos, mas principalmente socioambientais, incluindo condições econômicas e educacionais.
“A ciência já sabe que, para avaliar a saúde de uma pessoa idosa, não basta levar em conta somente as doenças das quais ela é portadora, mas sim a possibilidade dela continuar realizando as atividades cotidianas da forma mais independente possível”, explica, a Dra. Priscilla Mussi, geriatra e coordenadora de geriatria do Hospital Santa Lúcia.
Para dar atenção plena ao idoso, o Hospital Santa Lúcia oferece um serviço integrado de assistência, o programa Cuidar+. Para mais informações ligue (61) 3205-8789.