Vacinas contra gripe estão disponíveis no Santa Lúcia
Hospital oferece dose do tipo tetravalente, que imuniza contra os vírus H1N1 e H3N2A campanha de vacinação contra a gripe promovida pelo Governo Federal e pelos governos estaduais foi encerrada e atingiu 90% de cobertura em todo o país, com 53,5 milhões de pessoas do grupo prioritário e mais 5,6 milhões da população geral imunizadas.
No Distrito Federal, a Secretaria de Saúde informou ter vacinado quase 726 mil indivíduos. Se você não tomou e deseja tomar a sua dose da tetravalente, que também imuniza contra a H3N2, é possível fazer isso no Hospital Santa Lúcia.
No primeiro semestre deste ano, o H1N1 provocou três mortes no DF e, segundo a Secretaria de Saúde, pelo menos 40 casos da doença já foram notificados. O clima atípico — com índices maiores de chuva e frio — colaborou para disseminar o vírus.
“Tivemos, em 2019, trocas mais bruscas de temperatura e um ano mais chuvoso. Toda gripe se inicia com baixa da resistência imunológica ou com padrão inflamatório provocado por questões como mudanças assim, o que facilita a ação do vírus”, explica o médico Luciano Lourenço, coordenador da Emergência do Hospital Santa Lúcia.
Os pacientes com H1N1 podem apresentar sintomas mais severos do que a gripe comum, como febre alta, dores musculares e fraqueza. Por isso, as primeiras 48 horas são cruciais para o sucesso do tratamento.
Para evitar o contágio, Luciano Lourenço reforça cuidados simples além da vacina. “Algumas das melhores formas de prevenir a gripe são manter cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos, e evitar aglomerações”, explica.
Veja outras dicas:
» Vacinar-se contra a influenza, visto que a imunização é a intervenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença.
» Lavar e higienizar frequentemente as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir ou espirrar.
» Usar lenço descartável para higiene nasal.
» Cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir.
» Evitar tocar as mucosas dos olhos, do nariz e da boca.
» Evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
» Manter os ambientes bem ventilados.
» Evitar aglomerações e ambientes fechados.
» Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.
» Evitar sair de casa no período de transmissão da doença.
» Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.