Voltar
Compartilhe:
09 de May de 2019

O que acontece com a mulher quando os níveis de estrogênio estão desequilibrados?

Hormônios são substâncias produzidas pelo corpo para regular o funcionamento do metabolismo. Nas mulheres, o estrogênio é essencial. É ele o responsável pelo amadurecimento do corpo feminino, com estímulo para as formas curvilíneas do corpo e o crescimento das mamas.
O estrogênio também atua no preparo da mulher para uma gestação no ciclo ovulatório — o período fértil —, ajuda o coração a funcionar melhor e mantém os ossos fortes e o cérebro ativo.
“Os hormônios são a orquestra do nosso corpo”, afirma a ginecologista e obstetra do Hospital Santa Lúcia, Bruna Pitaluga. De acordo com ela, o estrogênio participa da regulação da taxa metabólica basal e do metabolismo de insulina, mantendo os níveis de glicose estáveis.
“Por isso, na menopausa, quando as mulheres reduzem a sua produção natural de estrogênio, elas se sentem mais cansadas, desanimadas, perdem músculo e ganham peso”, explica a especialista.
EQUILÍBRIO – Tudo no corpo humano é baseado no equilíbrio e, tanto o excesso quanto a deficiência de estrogênio são ruins para o funcionamento do metabolismo.
Em quantidades excessivas ou quando não está contrabalanceado (no caso da predominância estrogênica), o estrogênio pode aumentar os riscos para miomas, nódulos e câncer de mama e endométrio, trombose, irritabilidade, alteração do sono, dentre outros.
Já a sua deficiência causa alteração do humor com sintomas depressivos, fogachos, ciclos menstruais irregulares, fadiga, dificuldade de concentração, insônia, ganho de peso e ossos mais fracos. Esses são alguns dos sintomas dos quais as mulheres se queixam quando entram na menopausa e são acometidas pela queda nos níveis de estrogênio.
Para contribuir com a regulação dos níveis hormonais é preciso manter um estilo de vida equilibrado com a prática regular de atividade física e uma alimentação rica em vegetais, principalmente as hortaliças brássicas, a exemplo do brócolis.
“Alguns alimentos alteram o metabolismo do estrogênio e devem ser evitados para regular os sintomas de hiperestrogenismo como soja, açúcar e alimentos processados, além de frascos plásticos que contenham BPA ou Teflon. Controlar o estresse e manter a regularidade do sono também auxiliam na manutenção dos níveis hormonais adequados”, finaliza a especialista.