INCA aponta aumento de casos de câncer no Brasil
Alerta: Brasil terá 625 mil novos casos de câncer a cada ano entre 2020-2022, aponta levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020. De acordo com a publicação Estimativa 2020 – Incidência de Câncer no Brasil, a obesidade está entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de 11 dos 19 tipos mais frequentes na população brasileira. Fumar, consumir bebidas alcoólicas, sedentarismo e manter dieta pobre em vegetais são comportamentos que podem aumentar o risco da doença.
Do total, 50,3% deverão ocorrer em homens e 49,7%, em mulheres. Os tipos mais incidentes no país serão os de pele não melanoma, mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago. Entre os homens, os cinco tipos mais frequentes são próstata, cólon e reto, pulmão, estômago e cavidade oral. Já entre as mulheres aparecem nas primeiras posições os tumores de mama, cólon e reto, colo do útero, pulmão e glândula tireoide.
“Buscar combater as causas preveníveis de câncer, como tabagismo, exposição solar excessiva, processos inflamatórios crônicos e obesidade, e apoiar causas como a vacinação para HPV estão entre as medidas de maior impacto na diminuição da incidência e, portanto, da mortalidade por câncer”, alerta o coordenador médico da Oncologia-Hematologia do Grupo Santa, Dr. Eduardo Flávio Ribeiro.
Para os pacientes acometidos pela doença, o diagnóstico correto é fundamental. “Para isto, é preciso um exame histopatológico ou citológico de altíssima qualidade com resultados confiáveis”, detalha o médico. “Em seguida, é necessário o estadiamento correto, que pode ser realizado através de técnicas cirúrgicas precisas ou de exames de imagem, como o PET-CT, a tomografia, a ressonância magnética ou a cintilografia.”
Para manter os exames em dia, procure os hospitais do Grupo Santa. Para marcar uma consulta, basta ligar para (61) 3445-0000.