Cinco horas de exercícios moderados pode reduzir o risco de tumores
O sedentarismo é uma preocupação antiga na medicina. Manter uma rotina regular de exercícios, mesmo moderados, como uma caminhada, é essencial e traz diversos benefícios à saúde.
Novas diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendam entre 150 a 300 minutos de atividade aeróbica por semana, de moderada a vigorosa, para todos os adultos, incluindo aqueles com doenças crônicas ou incapacidade. A prática pode ajudar até a prevenir doenças.
Um estudo publicado pelo American College of Sports Medicine mostrou que praticantes de exercícios físicos chegam a ter uma probabilidade até 20% menor de desenvolver diversos tumores, principalmente de cólon, mama, endométrio, rins, bexiga, esôfago e estômago. “Isso pode ser explicado pelo equilíbrio dos níveis de hormônios provocado pela atividade física. Além disso, ela ainda reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso adequado”, explica a Dra. Adriana Castelo Moura, oncologista do Hospital Santa Lúcia Sul.
As atividades físicas também são indicadas para quem já está em tratamento oncológico. “Em geral, os pacientes relatam que, no início, ficam desanimados, mas a partir do momento em que a atividade engrena, há melhora na disposição, diminuição da fadiga e até das queixas relacionadas à quimioterapia”, enumera a especialista. “Pode ainda diminuir náuseas, melhorar a autoestima e o humor. Ou seja, o exercício durante o tratamento também tem vários benefícios”.
Gostou da informação e quer começar a se exercitar? Procure um especialista para te indicar a melhor prática! O Hospital Santa Lúcia está à sua disposição. Acesse www.santalucia.com.br, ligue (61) 3445-0000 ou baixe o APP Santa Lúcia.