Câncer x Dieta
Para pacientes em tratamento contra o câncer, manter uma alimentação saudável – abundante em frutas, verduras e legumes, além de muita água – é fundamental para o bom andamento do tratamento.
De acordo com Ana Maria Badona de Carvalho, nutricionista especialista em Atenção Oncológica do Hospital Santa Lúcia, a dieta de pacientes oncológicos em geral não restringe grupos alimentares e deve ser balanceada, focando a manutenção energético-proteica de acordo com idade, peso, sexo, tipo de tumor e tratamento proposto.
Vegetais como couve, brócolis, repolho, nabo e outros de cor verde-escuro são ingredientes que podem dar uma ajuda extra ao tratamento oncológico. “Eles são ricos em vitamina K, ácido fólico, fonte de potássio, além de vitaminas e minerais que atuam como antioxidantes, como o sulforafano, que serve de estímulo para enzimas desintoxicadoras naturais”, justifica Ana Maria. “Esse elemento foi descrito como moduladores nutrigenômicos que auxiliam na expressão de genes no combate do câncer o que diminui ou impede a formação de tumor”.
Uma alimentação balanceada, segundo a especialista, permite que o paciente sinta menos os sintomas causados por quimio e radioterapia, possibilitando que ele se recupere melhor de cirurgias que podem ser realizadas ao longo do tratamento. É preciso, ainda, ter atenção redobrada à higienização dos alimentos e evitar o consumo de comidas cruas, como saladas e peixes, além de carnes mal passadas. Estes cuidados são importantes pois a imunidade do paciente passa por um período de fragilidade, o que aumenta o risco de uma doença veiculada por alimento (DVA).
Assim como os tratamentos, a alimentação também é direcionada para cada caso específico. Para uma consulta completa, acompanhamento e tratamento oncológico, entre em contato com o Hospital Santa Lúcia. Basta ligar ou enviar mensagem para (61) 3445-0000.