Voltar
Compartilhe:
24 de March de 2022

Março azul escuro câncer de colorretal

Cuidar da saúde está diretamente ligado à conscientização. Campanhas para compartilhar informações ajudam a diagnosticar e prevenir diversas doenças e, neste mês, o foco é o Câncer Colorretal, com o Março Azul Escuro.

Este tipo de tumor é aquele que surge no reto ou no intestino grosso e está entre os mais frequentes em homens e mulheres. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de que cerca de 41 mil novos casos sejam diagnosticados no Brasil entre 2020 e 2022.

De acordo com a oncologista do Hospital Santa Lúcia, Adriana Castelo, o risco aumenta com a idade, sendo mais comum após os 50 anos. “O risco do Câncer Colorretal aumenta em pessoas com histórico familiar e pessoal da neoplasia colorretal, e também em portadores de doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn. É muito importante atentar para o estilo de vida também. O risco da doença é maior em pessoas com excesso de peso corporal e alimentação não saudável e que faz ingestão excessiva de carne vermelha e alimentos processados”, explica.

Assim como em outras doenças, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do câncer colorretal, e um suporte adequado faz toda diferença para identificar a doença. O Centro de Oncologia do Santa Lúcia oferece as melhores condições para o diagnóstico com colonoscopia, tomografia, ressonância e PET-CT, além do tratamento em todas as modalidades, com quimio e radioterapia entre as mais frequentes.

Para saber mais sobre o câncer colorretal e para marcar uma consulta ligue para (61) 3445-0000.