Osteonecrose da cabeça femoral
A osteonecrose da cabeça femoral é um distúrbio causado pela má circulação do sangue na área da cabeça do fêmur e que leva a um processo de necrose óssea do local.
A doença acomete geralmente homens entre 30 e 50 anos, mas mulheres e idosos também podem desenvolvê-la. De acordo com o ortopedista do Hospital Santa Lúcia, Dr. George Neri, o problema pode ser causado por diversos fatores.
“A doença pode ocorrer quando há o uso de altas doses de alguns medicamentos, como corticoides, consumo excessivo de álcool ou, ainda, na presença de doenças preexistentes, como anemia falciforme ou distúrbios sanguíneos, que podem obstruir os vasos da cabeça do fêmur, levando à morte da região”, enumera o médico.
Há também a possibilidade de desenvolver a doença sem motivos definidos, de forma espontânea – a chamada causa idiopática.
A deterioração da área pode gerar dor, de leve a intensa, dependendo da região acometida e da atividade realizada. Em casos graves, pode gerar desconforto até mesmo em repouso.
O diagnóstico inicial é realizado com ressonância magnética e com Raio-X. “A ressonância consegue mostrar áreas nos momentos iniciais das lesões. Já o Raio-X mostra estágios mais agravados com fraturas, irregularidades, entre outros problemas”, explica Dr. George.
O tratamento é realizado com repouso para não sobrecarregar a região afetada. “Muitas vezes, conseguimos fazer algumas modalidades de reabilitação que envolvam o processo de analgesia, como hidroterapia, fisioterapia e medidas como medicações e até acupuntura”, completa o especialista. Casos mais graves podem precisar de intervenção cirúrgica.
Você encontra mais informações sobre saúde em www.santalucia.com.br. Para marcar consultas ou contatar os serviços do Grupo Santa, ligue (61) 3445-0000 ou envie mensagem via Whatsapp.